StreetScooter: Carro elétrico é desenvolvido por 50 empresas

Que tal se várias empresas decidissem ignorar os fabricantes tradicionais de automóveis e projeta-se um único produto para atender as mais variadas necessidades?

Pois é. É isto que 50 empresas ao redor do mundo estão fazendo, criando um carro elétrico com tecnologia totalmente aberta.

StreetScooter (foto divulgação)

O StreetScooter é um pequeno subcompacto urbano muito semelhante ao Toyota iQ, mas que em sua concepção trabalham engenheiros e técnicos das mais variadas empresas.

O objetivo foi criar um veículo elétrico de forma rápida e barata, além de ser totalmente adaptável às necessidades de seus clientes.

O modelo foi desenvolvido em apenas 12 meses e a partir de 2012 já estará rodando na Alemanha. Só a DHL vai adquirir 3.500 exemplares naquele país.

Projeto 3D StreetScooter
O projeto envolve empresas do setor elétrico, de tecnologia, autopeças, designer, entre outras. Há um gestor do projeto que desenvolveu a idéia, mas as melhorias e modificações são feitas por qualquer um dos parceiros envolvidos.

O bom do StreetScooter é que as peças poderão ser fornecidas muito rapidamente, acelerando sua produção. Além disso, com maior volume produzido, os custos também são reduzidos.

O custo é tão mais baixo que o modelo já nasce com um preço estimado: US$7.000! Esse valor é extremamente atraente, visto que o carro alcança 120 km/h e tem autonomia de 130 km.

Fora isso, o cliente ainda pode fazer modificações no pós-venda, substituindo peças e acessórios de modo muito mais fácil que em um automóvel comum.

O modelo escolhido também pode ser alterado na fase de produção e suas peças usadas podem ser reaproveitadas em outros modelos no futuro.

Um conceito de desenvolvimento semelhante poderia ser realizado por uma montadora tradicional, mas o tempo gasto para finalizar o projeto poderia demorar anos.

Quem sabe no futuro, mais grupos desenvolvam automóveis de arquitetura aberta para assim difundir não só o carro elétrico, mas um conceito colaborativo que vai beneficiar a todos, principalmente ao consumidor.

Por: Notícias Automotivas
Fonte: Wired.com

Um comentário:

  1. Quero ver aonde encontro a abertura nessa tecnologia? Tem um link para os plano do carro?
    Queria saber qual tipo de licença aberta foi usada? É aberto mesmo??


    Emmanuel M. Favre-Nicolin
    Blog Vitória Sustentável
    http://vitoria-sustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir

Veja Também