Baterias trarão autonomia a carros elétricos
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Baterias trarão autonomia a carros elétricos. CPqD contribui para viabilizar essa realidade |
A bateria é o "calcanhar de aquiles" de um carro elétrico. Quando foram criados, no início do século 20, os automóveis eram essencialmente elétricos. Aspectos ligados à pouca autonomia de suas baterias inviabilizaram seu desenvolvimento, e o motor movido a combustão prevaleceu, transformando a indústria automotiva no que todos conhecemos hoje.
Atualmente, a busca por alternativas sustentavelmente seguras, eficientes e que não agridam o meio ambiente está levando o setor a investir em soluções que garantam o espaço merecido aos carros elétricos e híbridos. “Trata-se de um processo irreversível em que cada vez mais detemos conhecimento e recursos suficientes para encontrar soluções que o transformem no veículo verde do século”, comenta Raul Fernando Beck, responsável técnico dos laboratórios da Gerência de Desempenho de Produtos e Sustentabilidade do CPqD.
Em sua opinião, nas próximas décadas veículos elétricos e híbridos devem progressivamente dividir o espaço com veículos a combustão, sem, contudo, tomarem seu lugar, uma vez que os modelos tradicionais também sofrerão evoluções. No mês de junho, o especialista participou do Seminário Brasileiro sobre Tecnologias para Veículos Elétricos (TEC-VE 2011), realizado em Brasília, DF. Raul representou o CPqD como moderador do debate “Acumuladores de energia dos VEs: perspectivas para o Brasil suprir a nova demanda de acumuladores”.
Dispondo dos maiores laboratórios da América Latina nessa área, o CPqD mantém projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados para sistemas de energia alternativos (eólicos, fotovoltaicos e células a combustível) e sistemas de acumulação de energia – desde baterias portáteis e automotivas até grandes baterias estacionárias e tracionárias das mais variadas tecnologias, como, por exemplo, chumboácidas, alcalinas, de lítio, entre outras. Todas essas tecnologias, assim como os próprios veículos elétricos e híbridos, são partes fundamentais de outros grandes projetos em desenvolvimento no CPqD, como, por exemplo, os que envolvem o tema smart grid.
Segundo Raul, ações como, por exemplo, a estruturação de novos laboratórios somam-se à já avançada infraestrutura do Centro para suportar outras iniciativas de pesquisa e desenvolvimento de baterias e veículos elétricos e híbridos. A realização de eventos sobre o assunto é outra iniciativa para contribuir com o debate. “A excelente repercussão do workshop sobre baterias para veículos elétricos (WBVE) – realizado no CPqD, em 2010 – deverá se repetir em 2011 com a segunda edição do evento, que será realizada no segundo semestre”, avisa Raul.
Fonte: CPqD
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