Novo Kia Ray elétrico entra em produção na Coréia do Sul
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Kia Ray EV |
A bateria do Ray é do tipo lítio-ion de 16,4 kWh levará, em rede de 220 volts, cerca de seis horas para ser completamente recarregada. Ela fica alojada sob o banco traseiro do veículo e foi projetada para durar 10 anos. O motor elétrico de 50 kW fornece energia para as rodas dianteiras, levando o Ray a alcançar a velocidade máxima de 130 km/h e acelerar de zero a 100 km/h em 15,9 segundos. Pode parecer lento, mas vale lembrar que o Ray equipado com motor 1.0 a combustão interna e gasolina possui torque menor.
O Ray “Emissão Zero” vem equipado com transmissão automática, rodas de liga leve de 14 polegadas e aerodinâmica avançada, minimizando assim o arrasto. No interior, o carro apresenta um painel de instrumentos exclusivo, mostrando o funcionamento do motor elétrico e a carga da bateria. Também é equipado com o sistema de navegação first-ever que tem uma tela de 7 polegadas e fornece informações cruciais para o motoristas, tais como: as estações de atendimento mais próximas, localização das estações de recargas rápidas e informa também o ponto mais próximo, possível de alcançar com a carga da bateria.
Atualmente, na Coréia do Sul existem 500 estações de recarga (lento e rápido), e o governo pretende aumentar esse número para 3.100 estações até o final de 2012. O Kia VE Ray incorpora outras inovações. O motor elétrico atinge 93% de eficiência, que é o melhor em seu segmento. A bateria com células de íons de lítio polímero é otimizada e altamente integrado, permitindo que o seu peso seja reduzido em 13% em relação aos sistemas concorrentes.
Para evitar acidentes devido ao absoluto silêncio (pedestres podem não perceber a presença do carro), a Kia equipou Ray com um VSSE (Virtual Sound System Engine). Quando conduzido a velocidades inferiores a 40 km/h (ou dando marcha ré), o equipamento gera ruídos similares ao do motor a combustão. A Kia fabricará 2500 VE Ray para uso da agência governamental na Coréia do Sul e ainda não foi revelado a data de seu lançamento para o consumidor.
O Brasil prefere importar gasolina a adotar carro elétrico
Já por aqui os projetos do carro elétrico andam a passos de cágado. A Petrobrás atingiu na terceira semana de dezembro de 2011, o recorde de importação de 100 mil barris de gasolina diários.
O consumo interno do combustível cresceu 23,2% até novembro e deverá continuar crescendo basicamente por dois motivos: o primeiro é que os Estados Unidos retirou a sobretaxa na importação de etanol brasileiro o que deverá aumentar a exportação do produto, reduzindo a sua oferta no mercado interno. O segundo é que a venda de veículos automotivos continuará crescendo em todo o país.
É uma pena o Brasil ficar de fora do desenvolvimento do veículo elétrico, pois são milhares de empregos que deixam de ser gerados. Além disso, poderíamos economizar o dinheiro das importações de gasolina para investir em áreas carentes. Vamos torcer para que a nossa indústria automobilística não fique ainda mais defasada e ofereça ao nosso mercado, veículos com padrão internacional de qualidade.
Pense nisso e ótima semana.
Fonte: Green Cars
Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: www.carroeletriconews.blogspot.com
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