Qual o carro mais caro: gasolina, híbrido, diesel, elétrico?
Naturalmente, esta pergunta pode parecer estranha ao consumidor brasileiro, mas não para consumidores norte americanos, europeus e asiáticos. Os Estados Unidos, por exemplo, já começa a fazer contas, pois o galão de gasolina já superou a barreira dos U$4,00 e independente dos desfechos do conflito em algumas áreas do Oriente Médio, o preço do barril do petróleo deverá continuar subindo em função do aumento do consumo, redução das reservas, exploração em áreas complicadas e riscos ambientais (veja o acidente na bacia de Campus e em 2010 nos Estados Unidos).
A população mundial estará a cada dia mais exigente e atenta com relação a produtos que afetam negativamente ao meio ambiente. Nunca é demais lembrar que os combustíveis fósseis e o transporte rodoviário são responsáveis por 28,1% das emissões antropogênicas de CO2 no nosso planeta.
Um estudo realizado nos Estados Unidos, tomando por base a tabela de classificação de combustível da EPA – Environmental Protection Agency, buscou evidenciar qual carro custará mais depois de cinco anos de uso. Muito interessante, não é verdade? O estudo contemplou cinco tipos de carros bem conhecidos no mercado norte americano, são eles:
1 – A Gasolina - Chevrolet Cruze Sedã Compacto 2012;
2 - Híbrido regular - Toyota Prius 2012 Liftback;
3 – Diesel - Volkswagen Jetta TDI;
4 - Híbrido - Plug-in - Chevy Volt 2012;
5 – 100% elétrico - Nissan Leaf 2012.
O estudo tomou por base os seguintes parâmetros: preços dos combustíveis U$3,79 para o de gasolina regular, U$4.04 para gasolina premium, U$4,09 para o diesel, e uma taxa média dos Estados Unidos de U$ 0,12 por quilowatt-hora de eletricidade. Foi considerado também a média de 25.000 quilômetros percorridos por ano, sendo 45% nas estradas e 55% nas cidades. Respeitou-se o consumo de cada veículo e os preços congelados por cinco anos.
Resumidamente, o estudo revelou o seguinte:
1. Chevrolet Cruze 2012 - 28 cidade / 42 estrada / 33 combinado (MPG).
Preço do carro U$19.325, mais U$8.500 de consumo de gasolina ao longo de 5 anos, totalizando U$27.825;
2. Toyota Prius 2012 - 51 cidade / 48 estrada / 50 combinado (MPG).
Preço do carro U$23.015 - Gasolina U$5.750 - TOTAL U$28.765;
3. Volkswagen Jetta TDI 2012 - 30 cidade / 42 estrada / 34 combinado (MPG).
Preço U$22.775 - Diesel U$9.000 - TOTAL U$31.775;
4 – Chevrolet Volt 2012 Híbrido Plug In - Electric: 95 cidade / 93 estrada / 94 combinado (equivalente MPG); Gasolina: 36 cidade / 37 combinado rodovia / 36 (MPG).
Preço U$ 39.145 - A gasolina premium U$8.250 - Eletricidade U$ 3.250- TOTAL U$42.395
5 - Nissan Leaf 2012 - 106 cidade / 92 estrada / 99 combinado (equivalente MPG)
Preço U$ 35.200 - Eletricidade U$ 3.000 - TOTAL U$38.200.
O resultado vai depender, logicamente, da preferência da cada um, pois trata-se de cinco modelos completamente diferentes. Há naturalmente outros custos a serem considerados, a exemplo do seguro, manutenção, incentivo financeiro governamental etc.
O uso do carro elétrico não produz poluição ao meio ambiente. Além disso, por princípio o motor elétrico, ao contrario dos demais, não de desgasta com o uso. No entanto, eles ainda tem limitações quanto a autonomia, o que dificulta o uso para percorrer grandes distâncias.
As possibilidades do preço da gasolina continuar aumentando, os esforços da indústria automobilística para tornar os motores a combustão mais econômicos e a rápida expansão tecnológica das baterias, devem favorecer o setor de carros elétricos e quem ficar fora dele pagará um preço alto.
Ótima semana.
Fonte: Green Car Reports
Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: www.carroeletriconews.blogspot.com
Site: www.icbr.com.br
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com
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A população mundial estará a cada dia mais exigente e atenta com relação a produtos que afetam negativamente ao meio ambiente. Nunca é demais lembrar que os combustíveis fósseis e o transporte rodoviário são responsáveis por 28,1% das emissões antropogênicas de CO2 no nosso planeta.
Um estudo realizado nos Estados Unidos, tomando por base a tabela de classificação de combustível da EPA – Environmental Protection Agency, buscou evidenciar qual carro custará mais depois de cinco anos de uso. Muito interessante, não é verdade? O estudo contemplou cinco tipos de carros bem conhecidos no mercado norte americano, são eles:
1 – A Gasolina - Chevrolet Cruze Sedã Compacto 2012;
2 - Híbrido regular - Toyota Prius 2012 Liftback;
3 – Diesel - Volkswagen Jetta TDI;
4 - Híbrido - Plug-in - Chevy Volt 2012;
5 – 100% elétrico - Nissan Leaf 2012.
O estudo tomou por base os seguintes parâmetros: preços dos combustíveis U$3,79 para o de gasolina regular, U$4.04 para gasolina premium, U$4,09 para o diesel, e uma taxa média dos Estados Unidos de U$ 0,12 por quilowatt-hora de eletricidade. Foi considerado também a média de 25.000 quilômetros percorridos por ano, sendo 45% nas estradas e 55% nas cidades. Respeitou-se o consumo de cada veículo e os preços congelados por cinco anos.
Resumidamente, o estudo revelou o seguinte:
1. Chevrolet Cruze 2012 - 28 cidade / 42 estrada / 33 combinado (MPG).
Preço do carro U$19.325, mais U$8.500 de consumo de gasolina ao longo de 5 anos, totalizando U$27.825;
2. Toyota Prius 2012 - 51 cidade / 48 estrada / 50 combinado (MPG).
Preço do carro U$23.015 - Gasolina U$5.750 - TOTAL U$28.765;
3. Volkswagen Jetta TDI 2012 - 30 cidade / 42 estrada / 34 combinado (MPG).
Preço U$22.775 - Diesel U$9.000 - TOTAL U$31.775;
4 – Chevrolet Volt 2012 Híbrido Plug In - Electric: 95 cidade / 93 estrada / 94 combinado (equivalente MPG); Gasolina: 36 cidade / 37 combinado rodovia / 36 (MPG).
Preço U$ 39.145 - A gasolina premium U$8.250 - Eletricidade U$ 3.250- TOTAL U$42.395
5 - Nissan Leaf 2012 - 106 cidade / 92 estrada / 99 combinado (equivalente MPG)
Preço U$ 35.200 - Eletricidade U$ 3.000 - TOTAL U$38.200.
O resultado vai depender, logicamente, da preferência da cada um, pois trata-se de cinco modelos completamente diferentes. Há naturalmente outros custos a serem considerados, a exemplo do seguro, manutenção, incentivo financeiro governamental etc.
O uso do carro elétrico não produz poluição ao meio ambiente. Além disso, por princípio o motor elétrico, ao contrario dos demais, não de desgasta com o uso. No entanto, eles ainda tem limitações quanto a autonomia, o que dificulta o uso para percorrer grandes distâncias.
As possibilidades do preço da gasolina continuar aumentando, os esforços da indústria automobilística para tornar os motores a combustão mais econômicos e a rápida expansão tecnológica das baterias, devem favorecer o setor de carros elétricos e quem ficar fora dele pagará um preço alto.
Ótima semana.
Fonte: Green Car Reports
Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
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