França tem a maior frota de carros elétricos da Europa
País oferece incentivo ao desenvolvimento e aquisição de modelos com baixa emissão..
Com 15 mil unidades, a França tem a maior frota de carros elétricos da Europa. O país fica ainda em terceiro lugar no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, e pretende ganhar ainda mais destaque como polo de inovação no segmento. Para isso, o governo trabalha em diversas frentes: indústria, infraestrutura e mercado.
A indústria conta com o plano francês para o desenvolvimento dos veículos elétricos e híbridos. O país possui quatro polos de inovação para a área de mobilidade: Mov'eo, Id4Car, Véhicule du Futur e Lyon Urban Truck & Bus. Os centros dispõem de financiamento de € 100 milhões voltado para o avanço na pesquisa de veículos de baixa emissão de dióxido de carbono. O governo francês também oferece apoio em crédito fiscal.
Há ainda o programa Transporte Terrestre Plurianual, com verba de € 400 milhões. Aproximadamente 50% dos financiamentos oferecidos pela entidade são voltados aos veículos elétricos e híbridos. Há projetos de pesquisa na área de estocagem de energia e no segmento de veículos rodoviários já em operação. O programa apoia ainda o desenvolvimento de um veículo híbrido recarregável, entre outros planos.
INFRAESTRUTURA
Para garantir a infraestrutura necessária para os carros elétricos e híbridos, a França nomeou um grupo de trabalho. A equipe é responsável por consultar e coordenar as empresas em consórcios municipais ou projetos de construção de estacionamentos com pontos de abastecimento para os carros elétricos.
Para avançar na área de estocagem de energia limpa, o país conta com o “Programa de Investimento do Futuro”. Já o plano “Veículo do Futuro” concentra esforços na evolução tecnológica das estações de recarga e no financiamento destes postos. Combinando a iniciativa pública e a privada, os investimentos na rede de reabastecimento já superam a marca de € 500 milhões.
O governo francês anunciou também a criação de um instituto de pesquisa em baixa emissão de carbono para a área de mobilidade, o Vedecom. O polo de desenvolvimento será construído em Satory, região de Paris, com aporte de € 54 milhões.
CRESCIMENTO DA FROTA
Outro foco do governo francês é garantir que a evolução tecnológica chegue ao mercado. O país conta com um consórcio de pedidos, responsável por firmar parceria com autoridades locais e lançar licitações para carros elétricos. No ano passado a organização administrou uma concorrência pública de 20 mil unidades com a tecnologia.
Para o consumidor final a França oferece um bônus para a aquisição de modelos de baixa emissão. Criado em 2008, o programa já liberou € 2,3 bilhões. O incentivo varia de € 2 mil a € 5 mil por carro.
Fonte: Automotive Business
Com 15 mil unidades, a França tem a maior frota de carros elétricos da Europa. O país fica ainda em terceiro lugar no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, e pretende ganhar ainda mais destaque como polo de inovação no segmento. Para isso, o governo trabalha em diversas frentes: indústria, infraestrutura e mercado.
A indústria conta com o plano francês para o desenvolvimento dos veículos elétricos e híbridos. O país possui quatro polos de inovação para a área de mobilidade: Mov'eo, Id4Car, Véhicule du Futur e Lyon Urban Truck & Bus. Os centros dispõem de financiamento de € 100 milhões voltado para o avanço na pesquisa de veículos de baixa emissão de dióxido de carbono. O governo francês também oferece apoio em crédito fiscal.
Há ainda o programa Transporte Terrestre Plurianual, com verba de € 400 milhões. Aproximadamente 50% dos financiamentos oferecidos pela entidade são voltados aos veículos elétricos e híbridos. Há projetos de pesquisa na área de estocagem de energia e no segmento de veículos rodoviários já em operação. O programa apoia ainda o desenvolvimento de um veículo híbrido recarregável, entre outros planos.
INFRAESTRUTURA
Para garantir a infraestrutura necessária para os carros elétricos e híbridos, a França nomeou um grupo de trabalho. A equipe é responsável por consultar e coordenar as empresas em consórcios municipais ou projetos de construção de estacionamentos com pontos de abastecimento para os carros elétricos.
Para avançar na área de estocagem de energia limpa, o país conta com o “Programa de Investimento do Futuro”. Já o plano “Veículo do Futuro” concentra esforços na evolução tecnológica das estações de recarga e no financiamento destes postos. Combinando a iniciativa pública e a privada, os investimentos na rede de reabastecimento já superam a marca de € 500 milhões.
O governo francês anunciou também a criação de um instituto de pesquisa em baixa emissão de carbono para a área de mobilidade, o Vedecom. O polo de desenvolvimento será construído em Satory, região de Paris, com aporte de € 54 milhões.
CRESCIMENTO DA FROTA
Outro foco do governo francês é garantir que a evolução tecnológica chegue ao mercado. O país conta com um consórcio de pedidos, responsável por firmar parceria com autoridades locais e lançar licitações para carros elétricos. No ano passado a organização administrou uma concorrência pública de 20 mil unidades com a tecnologia.
Para o consumidor final a França oferece um bônus para a aquisição de modelos de baixa emissão. Criado em 2008, o programa já liberou € 2,3 bilhões. O incentivo varia de € 2 mil a € 5 mil por carro.
Fonte: Automotive Business
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