Estagiários da Volkswagen desenvolvem no Paraná veículo elétrico para transporte de peças

Incentivados a desenvolver novos projetos e buscar soluções inovadoras, um grupo de estagiários da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR) desenvolveu um novo conceito de veículo auto guiado AGV (Automatic Guided Vehicle), mais sustentável, eficiente e de baixo custo, com uso da tecnologia interna da empresa e de peças nacionais.

O robô AGV é utilizado para transporte e abastecimento de peças dentro da fábrica em um caminho pré-definido, sem necessidade de operador, como ferramenta de flexibilidade logística. O modelo foi aprimorado pelos jovens como um exercício de aprendizagem, criado com o apoio e a orientação dos engenheiros e técnicos da Volkswagen, e será implementado na linha de montagem no último trimestre de 2012.

AGV criado pelos jovens é uma evolução de muitos robôs existentes no mercado que fazem o abastecimento automático de peças na linha de produção

O modelo é uma evolução de muitos robôs existentes no mercado por diversas características. O veículo tem ajuste de velocidade, é 10% mais rápido que os existentes no mercado, possui maior força de tração (transporta até uma tonelada), pode ser guiado apenas por uma marcação de tinta sobre o piso, em vez de um trilho metalizado que demandava obras. Enquanto no equipamento tradicional, as baterias têm vida útil de 80 ciclos, no novo conceito do AGV, graças ao sistema de monitoramento de carga, as baterias apresentam um aumento de vida útil para 200 ciclos, o que reduz os custos.

Outra vantagem é o monitoramento das baterias à distância por meio de mensagens enviadas pelo sistema eletrônico do AGV para os computadores ou celulares cadastrados, evitando paradas. Além disso, o modelo custa cerca de 70% menos que os similares no mercado e apresenta o mesmo padrão de qualidade dos veículos utilizados pela empresa, assim como a mesma segurança, pois, com o sensor de presença, o modelo também faz parada automática diante de qualquer obstáculo.

O AGV com o novo conceito foi desenvolvido durante o projeto aplicativo do Programa de Estágio da Volkswagen do Brasil, que oferece aos jovens a oportunidade de aplicarem os conhecimentos acadêmicos adquiridos em situações reais. O grupo de trabalho teve que elaborar em 2011 um estudo logístico e financeiro, o projeto elétrico e mecânico do veículo e realizar diversos testes para validação das funções e da confiabilidade do robô protótipo, em escala menor.

“O projeto é relevante para o mercado automobilístico por propor maior eficiência no abastecimento logístico de forma inovadora e com custo de implementação e manutenção até 70% menor. A proposta se encaixa nos objetivos do planejamento estratégico da empresa e reflete a qualidade, solidez e eficácia do nosso programa de estágio”, afirma o gerente de Logística da unidade, Sidnei Eich.

Por apresentar inovação, criatividade, originalidade, impacto e viabilidade, o AGV recebeu o 1º lugar no Programa de Reconhecimento de Estagiários da Volkswagen do Brasil no ano passado. Em 2012, após os resultados e a comprovação de que era possível a construção do veículo elétrico, os estudantes iniciaram a criação do robô AGV em escala real utilizando os novos conceitos.

Para a gerente de Recursos Humanos da unidade, Luciana Partel, ao realizarem o projeto aplicativo, estes jovens assumem um compromisso de apresentar estudos relevantes para as áreas e em contrapartida a Volkswagen investe na capacitação destes profissionais formando futuros líderes. “Durante o programa de estágio, eles realizam cursos de gestão de projeto e de comunicação, recebem indicações de leituras, elaboram apresentações aos executivos da empresa, além de vivenciar na prática todo o conhecimento visto em teoria na sala de aula”, observa.

Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais
Uma das mais modernas fábricas do grupo Volkswagen, a unidade de São José dos Pinhais, inaugurada em 1999 como fabricante Volkswagen e Audi, produz hoje exclusivamente veículos Volkswagen dos modelos Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf. O complexo já conquistou o marco histórico de mais de 1 milhão de Fox e de meio milhão de Golf produzidos.

Em 21 de setembro, a unidade receberá o Troféu Onda Verde, no 19º Prêmio Expressão de Ecologia, pelo projeto de economia de energias. Certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do Sul, a Volkswagen receberá seu terceiro Troféu Onda Verde, revelando-se entre as maiores vencedoras da premiação.

A fábrica se destaca ainda por utilizar tecnologia avançada em todo o seu processo de produção, como a solda a laser e a tinta à base de água na pintura de automóveis, evitando a emissão de solventes. Certificada pela ISO 14001, norma mundial que atesta a boa gestão ambiental das organizações, a unidade possui um avançado processo de tratamento de efluentes, que trata os esgotos convencionais e industriais. Conta também com um sistema de monitoramento ambiental que controla a qualidade do ar e das águas.

O reflorestamento da mata nativa é uma das práticas sustentáveis permanentes visando a preservação ambiental. O viveiro dentro do terreno da fábrica produz 10 mil mudas por ano. Mais de 100 mil mudas de espécies nativas foram plantadas nesses 13 anos de história.

Parcerias com instituições de ensino
A Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais, em parceria com a Universidade Positivo, criou o curso superior tecnológico de Gestão da Produção Industrial Automobilística, para formação específica de profissionais com interesses no setor automotivo. A proposta, pioneira no Brasil, estabelece um elo entre as necessidades do setor e o potencial dos centros tecnológicos. Com duração de 3 anos, o curso forma profissionais em áreas não cobertas pelas graduações tradicionais, com competências específicas na gestão da produção e conhecimentos técnicos de materiais, processos, controle de qualidade, entre outras áreas. A Volkswagen ainda proporciona aos empregados vários convênios com instituições de ensino superior e de idiomas.

Inscrições para programa de estágio 2013
As inscrições para o Programa de Estágio da Volkswagen do Brasil terminam no dia 9 de setembro e podem ser feitas por meio do site: www.vw.com.br/estagio2013. No total, serão oferecidas aproximadamente 100 vagas para estudantes de cursos superiores e técnicos. Os estagiários atuarão nas unidades da Volkswagen do Brasil situadas em São Paulo (São Bernardo do Campo, São Carlos, Taubaté e Vinhedo) e no Paraná (São José dos Pinhais). Ao se inscrever, o candidato pode escolher a unidade onde deseja fazer o estágio.

Os candidatos que fazem cursos superiores precisam estar cursando, em 2013, o penúltimo ou o último ano. Caso seja aluno de curso técnico, o candidato precisa estar no último ano, em 2013. Entre os benefícios oferecidos pela Volkswagen do Brasil estão bolsa auxílio, transporte fretado, seguro de vida, alimentação subsidiada na fábrica e desconto na compra de veículos zero quilômetro da marca.

Fonte: Paran@Shop

Nenhum comentário:

Veja Também