Alunos da Universidade Cruzeiro do Sul criam carro elétrico

Veículo reduz emissão de gases poluentes e ruídos
Seis alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Cruzeiro do Sul transformaram um carro convencional em um modelo movido a motor elétrico. “A ideia surgiu a partir de conversas com um grupo de alunos na Semana de Engenharia realizada na mesma Instituição”, explica o orientador do projeto, Ademir Pelizari, professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade.

Ele destaca que a principal vantagem desse modelo de veículo elétrico é a redução na emissão de poluentes, quando comparado ao carro convencional movido a combustível. Um dos alunos do grupo, Alexandre Noya Rios, ofereceu seu próprio carro, um Fusca, para alterar o sistema mecânico em sistema de tração elétrica. Foram oito meses de pesquisa e estudos para que o protótipo fosse finalizado com as peças novas.

O veículo teve vários ajustes. O motor, por exemplo, foi substituído por duas baterias de caminhão, que duram em torno de 1h30 e alcançam 40 km/h em 30 segundos. O carregador externo de carga lenta demora 3 horas para carregar. O carro estará exposto no campus São Miguel da Universidade Cruzeiro do Sul entre 14 e 22 de junho.

Sobre a Universidade Cruzeiro do Sul
Há mais de 40 anos atuando no ensino superior, a Universidade Cruzeiro do Sul conta com 16 mil alunos, 400 funcionários e 515 professores distribuídos pelos campi Anália Franco, Liberdade, São Miguel e Pinheiros. É reconhecida por sua forte atuação na área social e pela metodologia institucional Aprender na Prática, que permeia todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, também formado pelo Centro Universitário Módulo, Centro Universitário do Distrito Federal e Universidade Cidade de São Paulo, que tem como meta a excelência acadêmica de seus cursos, comprovada pelos indicadores oficiais.

Visite: www.cruzeirodosul.edu.br

Fonte: SEGS - Portal Nacional

4 comentários:

  1. Pequenas iniciativas podem mudar o mundo. Precisamos melhorar e evoluir.

    ResponderExcluir
  2. Show de bola, parabéns, não desistam,´sigam em frente aprimorem o projeto!

    ResponderExcluir
  3. A idéia foi boa... mas ja fora criada a algum tempo em manaus...

    ResponderExcluir
  4. Magnífico! Estudantes, parabéns! Desejo que sigam em frente pois é preciso tratar da forma legal de documentação do carro. Parabéns! Marcelo Louro Silvério - Eng. Eletricista - Niteroi/RJ

    ResponderExcluir

Veja Também