Novo recorde de velocidade para um veículo cem por cento elétrico

Este carro elétrico chegou aos 328,6 km/h

Um protótipo desenvolvido e conduzido por um ex-ministro da Ciência britânico, Lord Paul Drayson, bateu um recorde com quase quatro décadas de existência, ao alcançar uma velocidade de 328,6 km/h num veículo cem por cento elétrico.

O novo recorde, conseguido numa pista com cerca de três quilómetros, «construída» na Base Aérea de Elvington, no condado britânico do Yorkshire, foi estabelecido por um protótipo movido exclusivamente a energia elétrica, o Drayson B12 69/EV

O protótipo, construído a partir de um Lola LMP1 semelhante aos que participam nas 24 Horas de Le Mans, viu o motor a gasolina substituído por dois elétricos e uma bateria de 20 kWh, que em conjunto debitam uma potência de 603cv.

"Estou muito feliz por ter batido o recorde e poder mostrar ao mundo que os EVs podem ser rápidos e fiáveis”, começou por explicar Lord Paul Drayson.

“Não é tanto a velocidade pura e simples que é mais impressionante mas sim o desafio de engenharia de acelerar um veículo elétrico de 1.000 kg em numa pista curta", acrescentou.

O anterior recorde de velocidade com veículo eléctrico no solo havia sido estabelecido em 1974, por outro protótipo, o norte-americano Battery Box General Electric, em Bonneville Salt Flats, no estado norte-americano do Utah.

O próximo passo do B12 será enfrentar uma corrida de endurance com protótipos alimentados com motores de combustão para demonstrar a viabilidade da sua tecnologia.

Fonte: Autoportal [ Portugal ]

Nenhum comentário:

Veja Também