Venda de carros elétricos encalha e montadoras cortam preços

Na tentativa de atrair consumidores, Ford, Honda, Nissan e General Motors estão baixando os preços de seus modelos elétricos


Os carros elétricos poluem menos e são mais econômicos na hora de abastecer, mas, apesar dos benefícios para o bolso e meio ambiente, eles ainda representam uma parcela muito pequena nas vendas das montadoras - menos de 1%, segundo dados de mercado. Diante de um cenário nada promissor, pelo menos no curto prazo, algumas companhias estão adotando estratégias para amenizar o problema, entre elas, reduzir preços a fim de desencalhar os veículos movidos à energia elétrica.

A Ford anunciou, nesta semana, a redução de preço de um de seus modelos elétricos. Antes dela, no entanto, a Honda, Nissan e General Motors já haviam adotado táticas semelhantes. A companhia americana reduziu de 39.200 dólares para 35.200 dólares o preço do Focus EV. No ano passado, menos de 1.600 unidades do modelo foram vendidas nos Estados Unidos. No mesmo período, cerca de 700.000 unidades dos veículos série F, da Ford, foram comercializados no mercado americano.

Segundo a montadora, o novo preço sugerido vai manter o Focus EV mais competitivo no mercado. Embora ele ainda custe 4.000 dólares mais caro que o modelo Leaf, da Nissan, um dos carros elétricos mais vendidos no mundo.  “É uma estratégia importante e firma nosso compromisso em oferecer aos clientes uma gamade veículos eletrificados no mercado", disse a montadora, em comunicado, divulgado ao mercado.

Desde que lançou o Leaf, a Nissan já reduziu em mais de 6.000 dólares o valor do modelo, que gira em torno de 28.800 dólares nos Estados Unidos . Já a Honda, embora não tenha mexido no preço, recentemente, criou um programa de financiamento com parcelas baixas para conseguir vender o modelo Fit elétrico e, desde então, as vendas cresceram mais de 1000% de maio para junho.

Mercado
Segundo dados da consultoria americana Hybrid Cars, pouco mais de 8.700 carros elétricos foram vendidos nos Estados Unidos em junho. O número é baixo na comparação com os veículos convencionais, que ultrapassam o montante de 1 milhão de veículos vendidos mensalmente.

O modelo elétrico mais vendido no mercado americano é o Volt, da Chevrolet. Em junho, quase 2.700 unidades foram comercializadas no país, sozinho, ele detém mais de 30% desse mercado nos Estados Unidos. O Focus EV, da Ford, figura como o oitavo mais vendido e detém pouco mais de 2% de market share. Veja, a seguir, os 10 modelos elétricos mais vendidos no país americano, segundo dados da Hybrid Cars:

Modelo Montadora Vendas
Junho 2013
Crescimento
em relação a Maio
Volt Chevrolet 2.698 67,9%
Leaf Nissan 2.225 4,1%
Model S Tesla 1.800 -10%
Prius Toyota 584 -13,9%
C-Max Energi Ford 455 1,1%
Fusion Energi Ford 390 -6,3%
Fit EV Honda 208 1286%
Focus EV Ford 177 12,7%
For Two EV Smart 53 -11,7%
RAV4 EV Toyota 44 -47,3%

Por: Daniela Barbosa
Fonte: EXAME.com

Nenhum comentário:

Veja Também