Concessionárias Renault na França oferecem uma hora de recarga por dia para veículos elétricos

A partir de 30 de setembro de 2013, todos os condutores de veículos elétricos de qualquer marca terão acesso gratuito a uma hora de recarga nos terminais de recarga acelerada localizados nos estacionamentos externos das 372 concessionárias da rede Renault na França (dispondo de uma potência de 22 KW por ponto de recarga, permitindo recuperar até 80% da capacidade da bateria em 1h).

Os 875 pontos de recarga acelerada localizados nos estacionamentos das concessionárias Renault participantes proporcionam aos usuários de veículos elétricos uma solução complementar à recarga privativa (realizada em domicílio e/ou no local de trabalho) e contribuem para a expansão da infraestrutura de recarga pública.

Desta forma, a Renault e sua rede fortalecem seu papel de players imprescindíveis à expansão da mobilidade elétrica na França.


Todas as concessionárias participantes na operação e sua localização geográfica estão disponíveis diretamente no site www.renault.fr, assim como no site comunitário www.chargemap.fr. Estas informações de localização também foram transmitidas a outros players, como a TomTom, para que alimentem os “pontos de interesse” dos sistemas de navegação e GPS R-Link e Carminat, ou ainda na plataforma comum de gestão de dados GIREVE (Grupo para a Itinerância de Recargas Elétricas de Veículos) para serem incluídas em seu catálogo nacional.

Hoje a infraestrutura de recarga das concessionárias Renault representa a maior rede da França disponibilizando a recarga acelerada (acessível durante o horário de funcionamento das concessionárias). Esta é um grande diferencial da Renault, que oferece a possibilidade a qualquer usuário de veículo eléctrico de utilizar sua rede de recarga, aumentando a mobilidade elétrica para o cliente, desde que este tenha um cabo para a tomada dedicada no veículo elétrico (tipo 3). As informações sobre este novo serviço estão disponíveis na recepção das concessionárias participantes, que ativarão o terminal para os usuários de veículos elétricos.

Esta iniciativa posiciona a Renault e sua rede como players imprescindíveis à expansão da mobilidade elétrica na França, já que o aumento dos terminais acessíveis ao público representa um verdadeiro desafio para o desenvolvimento do segmento de veículos elétricos. A ampliação da rede de recarga permite tranquilizar os usuários e estender as possibilidades de utilização do veículo elétrico.

Durante a Semana da Mobilidade Urbana, esta rede se tornou uma realidade para um trajeto entre as cidades francesas de Paris e La Rochelle a bordo de um ZOE. Em 18 de setembro, 2 ZOE deram a largada na Torre Eiffel para chegar à cidade portuária de La Rochelle utilizando os terminais de recarga externos das concessionárias Renault nas cidades de Chartres, Chinon e Les Herbiers.

A Renault também está firmando parcerias com os governos locais para fazer progredir ainda mais as infraestruturas de recarga (como as nas regiões de Vendée e Nord-Pas-de-Calais), além de empresas privadas, como a rede de hipermercados E.Leclerc.

Fonte: Imprensa Renault

Um comentário:

  1. Muita boa iniciativa, espero que um dia tenhamos algo parecido aqui no Brasil também. Mas ainda sou a favor do carro a Ar-comprimido. Esse sim é a solução mais completa para o planeta.

    ResponderExcluir

Veja Também