Europa se prepara para virar mãezona dos carros elétricos

A principal dificuldade para quem tem carro elétrico pode estar perto de ser resolvida na Europa: UE planeja instalar em cada país milhares de postos de carregamento

Carro elétrico é recarregado: hoje existem apenas 64 mil postos de recarga no mundo. Com plano da União Europeia, só Portugal teria 123 mil, por exemplo

Apesar de reduzir as emissões de CO2 e a dependência do petróleo, os carros verdes ainda não decolaram em âmbito global. A falta de infraestrutura para recarregá-los e a diversidade de tecnologias - fora o preço - dificulta sua popularização. Mas a Europa, que tem dado grande ênfase no uso de energias limpas, está preparando um grande pacote para abraçar de vez os carros elétricos.

Na última semana de novembro, uma comissão do Parlamento Europeu aprovou uma resolução que exige que os seus estados membros instalem, até 2020, milhares de postos de carregamento de veículos elétricos e de hidrogênio em pontos estratégicos.

A medida, ainda em discussão, visa abrir esse mercado que hoje conta com pouco mais de 64 mil pontos públicos de recarga em todo o mundo, segundo a consultoria Navigant Research.

São números tímidos, considerando que apenas a Alemanha teria que instalar 86 mil novos postos de acordo com o plano. Ou seja, mais do que existe hoje em todos as nações do globo. O país tem atualmente menos de dois mil postos.

A Itália teria de ter 72 mil e Portugal, 123 mil, com Reino Unido tendo que construir 70 mil pontos de recarga.

Com isso, o cálculo é que até 2020 estarão em circulação cerca de 10 milhões de veículos elétricos na Europa.

Outra medida da resolução exige que os países com redes de combustível de hidrogênio adicionem mais postos de recarga para que a distância máxima entre duas estações seja de 300 km.

A resposta positiva para o meio ambiente viria em grande estilo, caso a medida realmente seja aprovada em 2014, como se espera: a adoção dos novos postos vai gerar uma redução de 60% nas emissões de gases de efeito estufa até 2050.

O mercado
Mesmo com as novidades no setor e do investimento governamental, as medidas ainda são pequenas para que o mercado de veículos elétricos cresça como poderia.

De acordo com Siim Kallas, vice-presidente da Comissão Europeia e Comissário Europeu dos Transportes, o número limitado de infraestrutura para reabastecimento acabou por minar a expectativa das pessoas e fez com que o setor estagnasse nos últimos anos.

Mas pesquisas apontam que até 2020 esse mercado tem um futuro promissor. Estudo recente da empresa britânica ABI Research mostra que os elétricos devem crescer 48% ao ano.

Por: Lygia Haydée
Fonte: EXAME.com

Nenhum comentário:

Veja Também