Chegou a ‘Fórmula E’, a F1 de carros elétricos


Ultrapassagens incríveis, ronco de motor e zero emissões de carbono. Isso é o que promete a Fórmula E, campeonato organizado pela FIA que conta apenas com carros elétricos – e sim, o motor “ronca” artificialmente! De Setembro de 2014 até Junho de 2015, dez equipes com dois pilotos cada uma irão competir em dez cidades de todo o mundo. O circuito será montado na rua, passando pelos principais pontos de cada local.

Nessa primeira etapa, todas as equipes irão pilotar o Spark-Renault SRT-01E, o primeiro carro de competição elétrico homologado pela FIA. Montado pela Renault, o veículo traz motor da McLaren e a bateria fica por conta da Williams. É só a partir da segunda etapa, as equipes ficarão livres para desenvolverem seus próprios carros e fazerem otimizações nos veículos.

A bateria de íon-lítio (do mesmo tipo usado em seu laptop) possui potências máxima de 200kw e média de 133kw. Durante a corrida, todos os carros devem estar em potência média, sendo a máxima permitida apenas com o uso de um botão turbo, que poderá ser ativado algumas vezes durante o percurso. O veículo alcança os 100 km/h em estimados 3 segundos e tem velocidade máxima de 225 km/h. A iniciativa da Fórmula E busca incentivar a pesquisa de veículos elétricos e estimular a venda de carros com emissão zero de carbono.

Apresentação da Fórmula E


Fonte: Hypeness

Nenhum comentário:

Veja Também