Exemplo de São Paulo para o Brasil
Cidade de São Paulo |
No último mês de maio, os moradores da cidade de São Paulo receberam uma notícia positiva em relação a este ponto. A prefeitura sancionou o projeto de lei que incentiva o uso de veículos movidos à energia elétrica, híbridos e a hidrogênio na capital paulista. A Lei Municipal nº 15.997/14 prevê a devolução da parte do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Elétricos (IPVA) que a cidade de São Paulo tem direito, já que, neste caso, a arrecadação do imposto é feita pelo governo do estado e o município tem direito a 50% da arrecadação total. Diante disso, o proprietário que licenciar um carro elétrico ou híbrido na cidade de São Paulo, com valor de até R$ 150 mil reais, pagará apenas metade da taxa, além de ficar de fora do rodízio municipal. O limite do incentivo é de R$ 10 mil e tem validade de cinco anos.
Com a iniciativa, a cidade dá um passo importante e se antecipa ao pacote de incentivos prometido pelo Governo Federal para o primeiro semestre deste ano, mas que ainda não saiu do papel. Este ponto, inclusive, está sendo acompanhado de perto, e com ansiedade, por todo o setor automobilístico e o público em geral.
Abrir as portas para os veículos elétricos, não só em São Paulo, mas em todo o Brasil, é mais do que necessário. Além de reduzir as emissões de gases praticamente a zero, os carros elétricos são silenciosos e econômicos. Para se ter uma ideia, o proprietário de carro elétrico pode economizar até 80% do que se gastaria em um veículo convencional, abastecido à gasolina ou álcool. Além disso, são rápidos para recarregar - o que pode ser feito no conforto de sua casa - e possuem autonomia suficiente para percorrer trajetos que, normalmente, uma pessoa faz num dia, dentro da cidade.
Paralela à questão do IPVA aprovada na capital paulista, já pensando na questão estrutural aos veículos elétricos, estão os avanços em infraestrutura, como os postos de recarga, considerado ponto estratégico para o setor. Estes postos, inclusive, podem se tornar obrigatórios em áreas públicas, sendo as concessionárias de energia responsáveis por prover o serviço. A medida foi proposta em projeto de lei recentemente aprovado no início de abril pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, e agora segue para apreciação do Senado.
É necessários ampliar cada vez mais as discussões sobre a importância dos veículos elétricos nas cidades, exaltar seus atributos, suas vantagens e desafios que ainda o rodeiam. Também é fundamental difundir Iniciativas como o Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias - que, pela 10ª vez, receberá na cidade de São Paulo, a exemplo do que observamos na Copa do Mundo, visitantes de várias partes do mundo para acompanhar a exposição e o congresso.
A iniciativa, que é realizada em um momento oportuno de discussões sobre os veículos elétricos no Brasil, pretende desmistificar mitos, mostrar tendências, estimular o mundo acadêmico e, o mais importante, mostrar que os veículos elétricos no país são parte integrante de um futuro promissor.
(Ricardo Guggisberg é diretor do Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias)
Fonte: Diário da Manhã
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