Salão do Automóvel: Entre modelos verdes, Toyota traz carro a hidrogênio

Toyota FCV, conceito movido a hidrogênio, que estreia em 2015 nos mercados japonês e americano

Toyota FCV - Conceito apresentado no Salão do Automóvel movido a hidrogênio

Entre os modelos e protótipos com conceito verde exibidos no Salão do Automóvel, uma das estrelas é o Toyota FCV, primeiro veículo movido a hidrogênio que será produzido em escala comercial a partir do ano que vem.

A montadora japonesa desenhou o modelo conceito que funciona a partir de energia elétrica da reação eletroquímica entre hidrogênio e oxigênio. Sem escapamento, o sistema libera partículas de água por uma válvula. Apesar da previsão de ser uma das inovações do setor automotivo em 2015, o FCV só estará disponível inicialmente para japoneses e americanos. Para viabilizar o veículo, há uma estratégia nestes países de montar uma rede de postos de hidrogênio. O tanque é abastecido em três minutos e a autonomia é de 700 quilômetros. O veículo atinge velocidade de 170 km/h.

A Volkswagen exibe no Salão o esportivo Golf GTE, híbrido com autonomia total de 939 quilômetros. O modelo roda 100 quilômetros com 1,5 litro de combustível e anda até 50 quilômetros no modo elétrico.

A JAC trouxe para o Salão de São Paulo o sedan IEV4, carro elétrico com autonomia para rodar 100 quilômetros com uma recarga de oito horas. A montadora comercializou 10 mil unidades na China e não tem pretensão de desembarcá-lo no Brasil por falta de infraestrutura para veículos elétricos e a baixa procura pelo consumidor.

Conceito para grandes centros
Pensado para facilitar a vida de motoristas de grandes centros urbanos, a Renault exibe o Kwid, compacto com proposta ecológica e que traz um drone acoplado. O motorista consegue visualizar imagens captadas por uma câmera de alta definição acoplada à sua estrutura que mostra as condições do trânsito e até acidentes no trajeto.

Focado para o público jovem antenado na tecnologia e meio ambiente de mercados fora da Europa, o Kwid tem o volante instalado na parte central da cabine. A marcha é trocada por um botão no centro do painel.

Por: Wilson Vieira
Fonte: Jornal Dia Dia

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