China quer iniciar produção de veículos elétricos no Brasil

Comitiva chinesa foi recebida em Parque Tecnológico no interior de SP. Governo chinês assinou acordo com Brasil e visa iniciar produção.

Ministro chinês foi recebido pelo diretor do Parque Tecnológico, Marco Antonio Raupp (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)

Uma comitiva chinesa esteve neste sábado (20) em São José dos Campos, interior de São Paulo para discutir parcerias na área de tecnologia, entre elas, a construção de um polo de produção de veículos elétricos.

A comitiva foi recebida pelo diretor do Parque Tecnológico, Marco Antonio Raupp, membros da prefeitura e de empresas instaladas no parque.

O ministro da Ciência e Tecnologia da China, Wan Gang, conheceu o local e se mostrou animado com os novos projetos em parceria com o Brasil.

O Vale do Paraíba espera receber novos investimentos em parceria com os chineses com a construção de um novo polo industrial em Jacareí, promovido pela montadora Chery, o desenvolvimento do satélite Cbers e a venda de aviões pela Embraer.

Durante o encontro, também foi discutida uma futura parceria entre o Parque Tecnológico e o Governo Chinês, para a construção de um polo especializado na produção de veículos elétricos.
A ideia é aproveitar o espaço da fábrica Eletric Dreams, já instalada no Parque Tecnológico, para iniciar os trabalhos.

“Nosso projeto é de um veículo elétrico, esportivo, de altíssimo desempenho, onde a gente desenvolve uma série de tecnologias. O que a gente desenvolveu pode ser embarcado no veículo elétrico que eles possam vir a produzir aqui no Brasil", esclareceu o diretor da empresa, Fábio Guillaumon.

O ministro chinês apresentou um modelo elétrico fabricado por uma montadora chinesa, que também é a maior fabricante de baterias do mundo.

"Ontem [sexta-feira (19)] em Brasília foi assinado um acordo entre os governos, um convênio, e hoje [sábado (20)] nós já estamos aqui buscando concretização dessas possibilidades”, disse Raupp.

Fonte: G1 - Vale do Paraíba e Região

Nenhum comentário:

Veja Também