Por que os carros elétricos de Elon Musk fazem tanto sucesso?
![]() |
O Tesla Model S, um dos veículos da fabricante de Elon Musk |
Uma pesquisa recente da consultoria Jefferies mostrou que proprietários dos carros elétricos da fabricante Tesla Motors estão muito satisfeitos com seus veículos. Dos 145 entrevistados, 85% deles disseram que seu próximo carro seria outro Tesla e 25% sequer consideram outra marca.
A pesquisa também mostrou que 89% deles ainda comprariam veículos da marca mesmo se a taxa de crédito de 7 500 dólares sobre os carros elétricos nos Estados Unidos fosse eliminada. Não é surpresa, portanto, que 83% disseram que recomendariam carros Tesla para seus amigos.
O alto índice de aprovação dos proprietários pode estar relacionado à ideologia inovadora e sustentável da marca – produtos com zero emissão de poluentes, de veículos elétricos a baterias de fontes renováveis. De acordo com a própria companhia, quando foi criada em 2003 pelo bilionário sul-africano Elon Musk, o objetivo seria "provar que os carros elétricos poderiam ser melhores do que os carros movidos à gasolina".
Hoje a Tesla Motors fabrica a linha do Model S, com preços a partir de 57 500 dólares. Lançado em 2012 como "o primeiro sedan premium elétrico", o carro tem aceleração instantânea (alcança a velocidade de 60 milhas por hora em 3,1 segundos) e, ao contrário de um motor com combustão interna, concentra sua força apenas no rotor, deixando-o silencioso. Com a opção "autopilot" ativada, o carro consegue dirigir, estacionar e fazer curvas automaticamente.
Em estudos anteriores, proprietários do Model S já haviam mostrado lealdade. Por dois anos ficou no topo de satisfação do relatório Consumer Reports, sendo que na edição mais recente, 98% dos entrevistados disseram que comprariam o carro de novo, quando a média da indústria costuma ser 70%. Um dos seus concorrentes "verdes" é o Mirai da Toyota, movido a hidrogênio.
Já com 50 000 unidades em uso ao redor do mundo, a empresa se prepara para lançar modelos novos, como Model X, automóvel do tipo crossover esperado para ser entregue em 2016, e o Model 3, que deve ser lançado em 2017, com preço mais acessível que os demais.
A Tesla tem, ainda, um segmento de baterias para residências e indústrias, a Powerwall. Anunciada no final de abril, a linha marcou a entrada da empresa no mercado de energia, como a "peça que faltava" na transição para um mundo energeticamente sustentável.
Por: Giovanna Rossin
Fonte: INFO Online
Nenhum comentário: