Holanda recebe primeiros veículos sem motorista que circularão nas ruas

PROJETO WEPOD COMEÇARÁ A FASE DE TESTES EM NOVEMBRO

Carro que será usado no projeto Wepod (Foto: Divulgação)

Muito se tem falado do carro sem motorista do Google. Até a presidente Dilma foi conhecê-lo em sua passagem pelo Vale do Silício. Mas o primeiro veículo elétrico e sem condutor a funcionar em ruas fará sua estreia na Holanda, segundo o The Telegraph. Com capacidade para levar até seis passageiros, cobrirá uma rota entre as cidades de Wageningen e Ede. Os testes do projeto WEpod começarão em novembro.

O site inglês afirma que outros veículos sem motoristas já circulam em alguns lugares do mundo, como o ParkShuttle em Rotterdam, o Heathrow Pod em Londres e o LUTZ Pathfinder em Milton Keynes, mas eles ficam restritos a uma via especial ou áreas só para pedestres. Os WEpods andarão sobre vias normais de circulação.

Durante a fase de testes, o veículo não circulará em condições complicadas, como hora do rush e chuva forte. Uma sala de controle vai monitorar o veículo, que chega a até 25 km/h. Inicialmente, ele percorrerá apenas uma rota fixa, mas a expectativa é que ele faça outros trajetos e ande em outras regiões da Holanda a partir de maio de 2016.

Os veículos EasyMileEZ10 são produzidos pelo projeto CityMobil2 e duas unidades foram entregues para a iniciativa holandesa. Eles serão adaptados com equipamento técnico adicional, como câmeras e GPS para garantir o monitoramento da rota e a segurança.

Os envolvidos no desenvolvimento do WEpod também pretendem lançar um aplicativo que vai permitir aos passageiros reservar um assento, inserir o ponto de partida e o destino. O veículo, então, ficará responsável por traçar a melhor rota.

Fonte: Época Negócios

Nenhum comentário:

Veja Também