Mitsubishi mostra o futuro elétrico em Tokyo

Protótipo eX Concept da Mitsubishi

A Mitsubishi apresentará no Salão de Tokyo o eX Concept, um SUV elétrico de pequenas dimensões que aponta para a próxima geração de veículos 'verdes' da marca, constituída, por enquanto, pelo urbano i-MiEV e pelo Outlander PHEV. Além disso, também antevê a futura transformação da linha Evolution da marca japonesa, até aqui associada ao modelo Lancer - que será descontinuado - em um SUV.

Contando com novas tecnologias e de um novo sistema elétrico, o SUV é esteticamente semelhante ao Outlander e ao protótipo XR-PHEV. Com dois motores elétricos, um para cada eixo, os dois produzindo em conjunto 190 cv (140 kW), proporcionando uma autonomia de 400 km quando as baterias de íons de lítio de 45 kWh se encontram totalmente carregadas.

Equipado com o sistema de tração integral S-AWC (Super All-Wheel Control), apresenta três modos de condução: automático, cascalho e neve. O modo automático ativa sensores e câmeras instaladas no veículo que monitoram a superfície por onde o veículo se desloca, selecionando posteriormente as melhores configurações para a condução.

Em termos de tecnologias, o modelo é equipado com sistemas de comunicação que permitem estabelecer contato entre veículos, entre o veículo e a estrada e entre o veículo e os pedestres, com a finalidade de prevenir acidentes ao detectar objetos no percurso. O novo sistema Cruise Control Adaptativo Cooperativo é o grande destaque neste sentido, permitindo aos veículos partilhar informações do trânsito, destacando-se ainda o estacionamento automático - sem o condutor dentro do veículo - ou o carregamento sem fios da bateria.

Embora não esteja confirmado que o concept será a base do próximo SUV da Mitsubishi, o eX Concept prevê as tecnologias que serão incluídas nas linhas da marca no futuro.

Fonte: PlanetCarsZ

Nenhum comentário:

Veja Também