Startup desenvolve ônibus elétrico que pode substituir os poluentes modelos a diesel de hoje


O mercado de carros elétricos está crescendo e agora, a startup Proterra revelou um projeto que pode ajudar a popularizar a tecnologia em transportes públicos e, junto com isso, diminuir a poluição.

Liderada pelo ex-funcionário da Tesla Ryan Popple, a companhia está desenvolvendo um ônibus que faz 258 milhas, cerca de 415 km, com apenas uma carga. O carro utiliza a mesma tecnologia dos veículos da Tesla e possui baterias que podem ser recarregadas em pouco mais de 10 minutos.

Além de ter um desempenho consideravelmente maior do que os ônibus a diesel, o veículo coletivo da Proterra também é mais barato, já que não usa partes necessárias para queimar combustível e é feito com peças de custo 30% menor. Segundo a startup, o ônibus elétrico salva cerca de US$ 150 mil em gastos com manutenção em relação aos coletivos que temos rodando hoje em dia.

Por causa do uso de peças mais baratas e o fato de não ter um motor à diesel, o design do ônibus elétrico é bem diferenciado. O veículo possui a maioria de suas partes feitas de fibra de carbono, não possui um tanque de combustível, o que deixa ele mais leve, e é alimentado por diversas baterias espalhadas pelo carro. De acordo com a companhia, isso ajuda a equilibrar o peso do ônibus, o que daria mais performance e aceleração.

Já existem ônibus da Proterra operando nos Estados Unidos e o CEO da Proterra está confiante que conseguirá colocar os ônibus elétricos na maioria das ruas dos Estados Unidos dentro de cinco anos. "Existem companhias que fazem cinquenta ônibus movidos a diesel por dia. Nós podemos chegar lá! A Tesla cresceu fazendo apenas alguns carros por semana e hoje faz 100 ou 200 carros por dia", disse Ryan Popple.

Fonte: Adrenaline

Nenhum comentário:

Veja Também