Volvo fornece ônibus elétrico por recarga para Luxemburgo


A cidade de Luxemburgo deve ganhar uma frota de 6 ônibus elétricos de recarga rápida da Volvo a partir do ano que vem. A tecnologia consiste em recargas de 4 a 6 minutos, cujo os equipamentos estão instalados em pontos do trajeto. A recarga completa pode ser feita na garagem. A energia é coletada por um pantografo instalado na parte superior do ônibus.

“Quando o ônibus chega ao ponto de parada para recarga, a comunicação sem fio será estabelecida entre o ônibus e o carregador e um pantógrafo especial invertido descerá automaticamente. Quando todas as verificações de segurança forem realizadas, o sistema fornecerá ao ônibus uma recarga rápida extremamente potente. O design modular oferece uma potência de recarga de 150 kW, 300 kW ou 450 kW, fornecendo a qualquer ônibus a energia suficiente em apenas alguns minutos para percorrerem suas rotas dentro da cidade de forma contínua durante o dia inteiro.” – diz a empresa ABB em nota, uma das envolvidas no projeto.

De acordo ainda com a fabricante, a tecnologia pode ser usada em ônibus elétricos híbridos, aqueles dotados de motores elétricos e a combustão. Com a tecnologia empregada, a economia de diesel pode ser em torno de 75%, além da baixa emissão de poluentes.

Por: Renato Lobo
Fonte: Via Trolebus

Nenhum comentário:

Veja Também