GM e Lyft vão testar táxis elétricos autônomos nos EUA

Pelo aplicativo de transporte, passageiro vai poder escolher um veículo com piloto automático para se deslocar

Presidente da GM Dan Ammann no centro, com os fundadores da Lyft, Logan Green e John Zimmer - Foto: VOX.com

A montadora General Motors e o aplicativo de carona paga Lyft vão testar uma frota de táxis elétricos autônomos nas ruas dos Estados Unidos dentro de um ano, de acordo com o jornal norte-americano The Wall Street Journal. Embora ainda não haja muitos detalhes de como vai funcionar a nova empreitada das duas empresas, a ideia é oferecer ao usuário a possibilidade de optar ou não por um veículo com piloto automático, ao solicitar uma corrida pelo aplicativo Lyft.

A nova estratégia para disputar o mercado de serviços de compartilhamento de veículos foi anunciada quatro meses depois de a GM investir US$ 500 milhões na Lyft, principal rival do aplicativo Uber. O serviço de transporte utilizará a tecnologia para veículos autônomos desenvolvida pela Cruise Automation, startup com sede em San Francisco, adquirida pela GM em março por US$ 1 bilhão.

A Lyft chegou ainda a desenvolver um protótipo que integra, ao seu aplicativo, o serviço OnStar da GM, pelo qual o passageiro pode conversar com um atendente para obter informações de localização de estabelecimentos, rotas, condições de tráfego e ajuda em caso de emergência. "Achamos que o nosso negócio e a mobilidade pessoal vai mudar mais nos próximos cinco anos do que nos últimos 50", disse o presidente da GM, Dan Ammann, à agência Reuters.

Entre os principais concorrentes para o serviço estão o Google e o Uber. O projeto de carro com autônomo do Google ganhou uma considerável vantagem sobre os fabricantes de automóveis convencionais após passar por testes na Califórnia e outros estados americanos. Além disso, a gigante de tecnologia anunciou nesta semana parceria com a Fiat para desenvolver minivans autônomas. Já o Uber, tem o seu próprio centro de pesquisa de auto condução em Pittsburgh e está se preparando para inaugurar veículos autônomos em sua frota até 2020.

Para Uber e Lyft, um dos principais obstáculos para a chegada de veículos autônomos aos consumidores é a falta de regulamentação nos Estados Unidos. Inclusive, a Lyft chegou a se antecipar à definição das regras – e acalmar os ânimos dos legisladores – ao anunciar que os carros autônomos sempre contarão com a presença de motoristas para intervir quando necessário.

Em meio à fraca demanda por carros elétricos, a GM pretende ainda utilizar a crescente frota de motoristas da Lyft para pôr nas ruas o próximo lançamento da fabricante: o carro elétrico Chevrolet Bolt, que chegará ao mercado ainda neste ano. De acordo com a consultoria Edmunds, os veículos elétricos e híbridos representam menos de 2% da frota dos Estados Unidos.

Fonte: Estadão - Link

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