Jaguar e Panasonic criam carro de corrida elétrico

Jaguar I-Type 1

A fabricante de automóveis Jaguar revelou hoje o Jaguar I-Type 1, um carro de corrida totalmente elétrico feito em parceria com a Panasonic para disputar na Fórmula E. O carro foi mostrado após concluir 21 dias de testes, o último dos quais foi feito no circuito de Donington Park.

Embora a empresa atualmente não fabrique nenhum carro elétrico, o lançamento do I-Type 1 pode apontar para um futuro da montadora nesse setor. Segundo o diretor de engenharia de produtos da empresa, Nick Rogers, "nos próximos cinco anos assistiremos a mais transformações no mundo dos automóveis do que nas últimas três décadas".

O executivo também declarou que a empresa pretende "aplicar esse conhecimento vital [da construção de carros elétricos] no nosso desenvolvimento para o mundo real", o que sugere que a montadora britânica pretende investir nesse ramo no futuro.

Eletricamente rápido
Ainda haja poucas informações sobre o carro, mas já se sabe que sua bateria foi desenvolvida pela Panasonic e seu chassi é o Spark-Renault SRT_01e, que o regulamento da Fórmula E exige que todas as equipes utilizem. Detalhes sobre o motor elétrico do carro ainda não são conhecidos, porém.

Carros elétricos tem se tornado surpreendentemente capazes nos últimos anos. Um carro elétrico chegou a mais de 300 km/h, quebrando o recorde da categoria, em março desse ano, e eles já são até mesmo capazes de carregar suas baterias sem a necessidade de uma conexão cabeada.

Por: Gustavo Sumares
Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Veja Também