Novo scooter elétrico da BMW tem mais autonomia
BMW C Evolution (Foto: Divulgação) |
Apresentado em 2012, o BMW C Evolution foi renovado para 2017. O scooter elétrico ganhou um motor de 19 kW (cerca de 26 hp) – 11 hp mais potente do que a versão anterior. O C Evolution também está equipado com novas baterias de 94 Ah, as mesmas que equipam o i3, carro elétrico da fábrica alemã, e agora teve sua autonomia estendida para 160 km – a primeira versão do scooter rodava cerca de 100 km sem a necessidade de recarregar.
O novo motor oferece 19 kW de corrente contínua, mas pode atingir picos de até 35 kW, o equivalente a 48 hp de potência máxima – o suficiente para atingir 129 km/h de velocidade máxima, controlada eletronicamente. Para se ter uma ideia do que significa esse desempenho, a BMW precisou instalar um assistente de controle de torque (TCA), uma espécie de controle de tração para evitar que a roda traseira derrape em acelerações mais vigorosas no piso escorregadio. A velocidade máxima do novo C Evolution aumentou em cerca de 9 km/h.
BMW C Revolution (Foto: Divulgação) |
Com as novas baterias e o sistema de freios regenerativos, a marca promete 60% a mais de autonomia, ou seja, 160 km. Mas isso pode ser ampliado, caso se opte pelos modos de pilotagem mais econômicos, como o “coasting”, que anula o freio motor, ou o Eco Pro, que reduz o desempenho do motor e, consequentemente, amplia ainda mais a autonomia.
Na hora de recarregar, outra novidade; um cabo mais estreito para não prejudicar a capacidade de carga sob o banco do C Evolution, que leva apenas um capacete em função das baterias de íons de lítio. A recarga completa das novas baterias é estimada de 4 a 5 horas. O soquete de recarga é o mesmo utilizado nos automóveis elétricos da BMW, o que significa que o scooter pode utilizar as mesmas estações de recarga.
A versão elétrica segue as mesmas linhas de design dos scooters C 650 Sport e C 650 GT, movidos a motores de combustão interna. O design também foi modernizado e agora estão disponíveis mais opções de cores, além de faróis e lanternas de LED.
Para o mercado europeu, a BMW anunciou também uma versão A1, com motor de 11 kW e menor autonomia, mas que pode ser conduzido pelos motociclistas menos experientes. Já à venda na Alemanha, França, Itália, Espanha, Reino Unido, Suíça, Áustria, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Portugal, Irlanda e China, o novo BMW C Evolution será lançado nos Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul e Rússia.
Fonte: WM1
E no Brasil?
ResponderExcluirFaria sucesso no Brasil
ResponderExcluir