BMW faz recall do elétrico i3 no Brasil por risco de incêndio

A BMW anunciou nesta terça-feira (21/03) um recall para 178 unidades do elétrico i3 no Brasil, por causa de um risco de incêndio no compartimento do motor. O conserto será realizado a partir de 10 de abril.
CHASSIS ENVOLVIDOS (não sequencial):
i3 Rex Entry - De VZ72344 até VZ73643
i3 Rex Full - De VZ70901 até VZ74193
De acordo com o comunicado, uma falha de instalação permite atrito entre o tubo de ventilação do tanque com o cabo positivo da bateria, o que pode provocar vazamento de vapor de combustível.
As unidades com problema foram fabricadas entre 5 de março de 2014 e 27 de janeiro de 2015.
Os proprietários devem levar o veículo para a troca ou reposicionamento do tubo de ventilação. O serviço deve levar cerca de 1 hora.
Embora seja considerado um carro elétrico, o i3 é equipado com um tanque de gasolina de 9 litros para aumentar a autonomia. Neste caso, o combustível não alimenta diretamente o motor, mas as baterias.
Para tirar alguma dúvida, a BMW oferece um serviço de atendimento exclusivo para recalls, no telefone 0800 019 7097, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h.
Importância do recall
Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.
Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.
Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.
Fonte: Auto Esporte
Nenhum comentário: