Honda Urban EV Concept o futuro retrô do carro elétrico urbano


Os carros elétricos estão cada vez mais atrativos, não só no que se diz respeito ao seu consumo e ao seu preço de aquisição, mas também à sua oferta tecnológica. Não há marca, a esta altura, que não tenha planos para se lançar neste mercado que cresce de forma exponencial. Claro que a Honda já tem alguns veículos neste segmento, mas é o Honda Urban EV Concept que tem se destacado.

A Honda revelou o seu veículo 100% elétrico, o Urban EV Concept no Salão de Frankfurt 2017. O carro, em modo conceito, apresenta-se em uma plataforma inovadora que se foca na direção dos carros elétricos com suporte a baterias. O veículo foi apresentado pelo presidente e CEO da empresa, Takahiro Hachigo, que confirmou que este conceito será para lançar já nos próximos dois anos: “Esta não é uma visão do futuro a longo prazo; a versão de produção deste carro estará aqui na Europa já em 2019.”

Exterior com design exclusivo
As fotos mostram um veículo moderno até na forma como se apresenta em termos de usabilidade. O Honda Urban EV Concept traz tecnologia avançada mas recorre a uma simplicidade de linhas, embora muito sofisticadas. O seu aspeto compacto, baixo e talhado ao estilo “da escola quadrada” transparecem um automóvel com uma condução firme, segura e muito vincada, sugerindo uma condução esportiva. As informações reveladas dão conta de proporções compactas com um comprimento total inferior ao modelo Jazz em 100mm.

Nesta altura, onde a luz dos leds são um “habitué”, a marca coloca o emblema da Honda com iluminação retro a azul. Este pormenor marcará o segmento elétrico dos futuros carros da marca.

Um dia serão autônomos e precisam se comunicar
Numa frente com um design geométrico, nada como apresentar faróis a ladear os símbolo, também eles em led, e uma área onde aparecem mensagens de texto, que poderão ser em vários idiomas, onde as saudações foram as mensagens mais exibidas. Mas este pormenor poderá ser usado para dar conselhos para outros condutores na estrada (informar das suas intenções) ou atualizações de status de carregamento.

A visibilidade externa do condutor do Honda Urban EV Concept é otimizada graças aos seus pilares em A, que são finos, e um para-brisas largo que parece percorrer toda a parte frontal do veículo. Outras novidades, embora comecem a aparecer soluções mais excêntricas nesta área, são as portas que abrem da frente para trás, ao invés do tradicional de trás para a frente. Isso permite entrar e sair do automóvel com mais facilidade. A Honda fez questão também de deslocar a porta de carregamento das baterias para o capô.



Conforto máximo em interior minimalista
O carro pode acomodar quatro ocupantes, em dois bancos contínuos, comuns, em vez de apresentar bancos individuais, a marca voltou um pouco à velha filosofia que tem sido abandonada ao longo das décadas. São de diferentes materiais, isto para criar um ambiente digno de um salão, ou pelo menos a sensação. A primeira fila é estofada com tecido cinza natural, com os encostos dos assentos e os braços apoiados com assentos contemporâneos de acabamento de madeira. Uma mistura muito bem feita do futurismo clássico dos anos 50.

Para oferecer os dispositivos obrigatórios de segurança, a marca nipônica colocou os cintos de segurança no banco traseiro fixados fixados no meio do assento, desta forma o cinto pode retrair sem incomodar a saída dos passageiros.



Telas que comandam
O painel de controle do veículo tem igualmente um acabamento em madeira. Nele está incluída a coluna da direção do volante, um conjunto de simples botões de controle e uma grande tela panorâmica. O painel é agora uma extensa tela que tem uma continuidade até às portas. Estas telas, juntamente com o tela no console central, oferecem ao condutor e passageiros diversos tipo de informação e, como não há retrovisores, são nestas telas que o condutor se auxilia para ver o que se passa em volta do veículo, com recurso a câmeras digitais no exterior do carro.

Este veículo da Honda apresenta uma visão da empresa para um mundo onde a mobilidade e a vida diária estão perfeitamente ligadas. O avançado sistema Honda Automated Network Assistant atua como um “assistente” pessoal, que vai aprendendo com o condutor e detectando as emoções que estão por detrás das suas decisões. Após perceber e conhecer o seu condutor, este assistente pode fazer escolhas ou dar recomendações, com base no que aprendeu.

Este veículo respira o movimento urbano, compacto e tecnológico para quem quer ter versatilidade. Num futuro próximo serão detalhados os aspetos técnicos, preços e disponibilidade.

Por: Vítor M.
Fonte: Pplware [Portugal]

Nenhum comentário:

Veja Também