Elétricos de luxo são novas armas das montadoras
Em tempos de sustentabilidade, empresas estão investindo em superesportivos ecologicamente corretos
Os carros elétricos e híbridos ainda estão lutando para ganhar seu espaço no setor automotivo mundial. Em alguns países, já possuem mais visibilidade, mas, em outros, como é o caso do Brasil, ainda são meros figurantes. Mesmo com este cenário, as montadoras passaram a investir num novo segmento: o dos superesportivos e carrões de luxo com motores elétricos.
A primeira marca a apostar em um modelo elétrico sofisticado foi a Tesla, com o modelo Roadster. Com o projeto encerrado em 2010, no ano seguinte a marca norte-americana lançou o novo Tesla S. A novidade pretendia atingir um público que corre atrás de exclusividade, mas que tem um pensamento sustentável. O carrão possui um motor elétrico movido por baterias de lítio e que faz de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos. Sua autonomia impressiona: dependendo da maneira em que é conduzido,o carro pode rodar até 480 km.
Depois da Tesla, outras montadoras levaram para o mercado produtos semelhantes. Umas delas é a Porsche, que lançou a versão híbrida do Panamera, equipado com motor V6 de 333 cavalos de potência, que funciona em conjunto com outro elétrico de 47 cv. Ambos operam em harmonia, de acordo com as exigências do motorista. Se a necessidade é mais potência, os dois atuam juntos. Se o momento é de congestionamento, anda e para por exemplo, o elétrico assume o trabalho sozinho.
Salão de Nova York
Além dos dois, também há dois modelos que estão sendo apresentados durante o Salão de Nova York nesta semana. A fabricante americana de automóveis Fisker, da Califórnia, apresentou a versão conceito de seu cupê esportivo híbrido plug-in Atlantic, de tamanho semelhante ao do Audi A5 e BMW série 3. O carro deverá custar na faixa de US$ 50.000 (R$ 90 mil) a US$ 60.000 (R$ 110 mil) e vai concorrer no mercado de carros verdes nos Estados Unidos com o recém-apresentado Tesla S.
Outro que também foi apresentado no salão norte-americano é o Infiniti LE Concept. Por lá, ele está sendo chamado de "Leaf de luxo", pela semelhança com o modelo popular da Nissan, empresa proprietária da marca de carrões japoneses.
O LE Concept é apenas movido por um motor elétrico de 134 cv e suas baterias ficam alojadas abaixo do banco dos passageiros. Especula-se que a divisão de luxo da Nissan pretende utilizá-lo como um projeto de imagem, para difundir a tecnologia e aumentar a abrangência dos carros elétricos nos Estados Unidos e Europa.
Fonte: Carsale
Os carros elétricos e híbridos ainda estão lutando para ganhar seu espaço no setor automotivo mundial. Em alguns países, já possuem mais visibilidade, mas, em outros, como é o caso do Brasil, ainda são meros figurantes. Mesmo com este cenário, as montadoras passaram a investir num novo segmento: o dos superesportivos e carrões de luxo com motores elétricos.
![]() |
Tesla - Model S (Foto: Divulgação) |
A primeira marca a apostar em um modelo elétrico sofisticado foi a Tesla, com o modelo Roadster. Com o projeto encerrado em 2010, no ano seguinte a marca norte-americana lançou o novo Tesla S. A novidade pretendia atingir um público que corre atrás de exclusividade, mas que tem um pensamento sustentável. O carrão possui um motor elétrico movido por baterias de lítio e que faz de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos. Sua autonomia impressiona: dependendo da maneira em que é conduzido,o carro pode rodar até 480 km.
![]() |
Porsche Panamera Hybrid (Foto: Divulgação) |
Depois da Tesla, outras montadoras levaram para o mercado produtos semelhantes. Umas delas é a Porsche, que lançou a versão híbrida do Panamera, equipado com motor V6 de 333 cavalos de potência, que funciona em conjunto com outro elétrico de 47 cv. Ambos operam em harmonia, de acordo com as exigências do motorista. Se a necessidade é mais potência, os dois atuam juntos. Se o momento é de congestionamento, anda e para por exemplo, o elétrico assume o trabalho sozinho.
![]() |
Fisker Atlantic Plug-In (Foto: Divulgação) |
Salão de Nova York
Além dos dois, também há dois modelos que estão sendo apresentados durante o Salão de Nova York nesta semana. A fabricante americana de automóveis Fisker, da Califórnia, apresentou a versão conceito de seu cupê esportivo híbrido plug-in Atlantic, de tamanho semelhante ao do Audi A5 e BMW série 3. O carro deverá custar na faixa de US$ 50.000 (R$ 90 mil) a US$ 60.000 (R$ 110 mil) e vai concorrer no mercado de carros verdes nos Estados Unidos com o recém-apresentado Tesla S.
![]() |
Infiniti LE Concept (Foto: Divulgação) |
Outro que também foi apresentado no salão norte-americano é o Infiniti LE Concept. Por lá, ele está sendo chamado de "Leaf de luxo", pela semelhança com o modelo popular da Nissan, empresa proprietária da marca de carrões japoneses.
O LE Concept é apenas movido por um motor elétrico de 134 cv e suas baterias ficam alojadas abaixo do banco dos passageiros. Especula-se que a divisão de luxo da Nissan pretende utilizá-lo como um projeto de imagem, para difundir a tecnologia e aumentar a abrangência dos carros elétricos nos Estados Unidos e Europa.
Fonte: Carsale
Nenhum comentário: