CES 2014: Veículo movido a célula de combustível será grande novidade da Toyota

Conceito da Toyota com Células de Combustível

A Consumer Electronics Show sempre é muito aguardada por nos anunciar grandes novidades de diversos setores da tecnologia que contribuem para tornar nossa vida cotidiana mais cômoda e agradável. Grandes avanços em diversas áreas como eletrônica, telecomunicações, entretenimento e outras se materializam em novos produtos e em demonstrações de conceitos que nos indicam o que podemos esperar de interessante nas lojas de todo o mundo nos próximos anos.

No tocante ao automobilismo não seria diferente e em meio a diversas montadoras presentes na CES, uma das que prometem novidades significativas é a Toyota, que demonstrará a partir desta terça-feira (07) em Las Vegas o seu mais novo conceito de veículo ecologicamente sustentável, movido a células de combustível. A novidade da montadora japonesa contraria a atual tendência de outras gigantes da indústria, que atualmente andam apostando na ideia dos veículos autônomos.

Em essência, o veículo, que ainda não teve seu nome divulgado, é um carro elétrico como os outros, com a diferença de que deverá funcionar usando células de hidrogênio que, segundo a Toyota, podem ser recarregadas mais rapidamente do que as baterias elétricas convencionais dos carros elétricos disponíveis no mercado. O curioso é a forma como esse tipo de combustível funciona: o hidrogênio puro, concentrado em grandes volumes no tanque do veículo, sofre reação com o oxigênio captado do ar e a energia liberada é usada para mover o veículo. Como resultado, o único resíduo liberado pelo carro é água, o que permite seu funcionamento sem quaisquer danos ao meio-ambiente.

O veículo-conceito tem uma aparência bem peculiar, como podemos ver nas fotos divulgadas pelo CNET, conseguindo ser bem mais estranho do que o próprio Prius – carro híbrido também fabricado pela Toyota. Seu motor terá capacidade para alcançar até quase 500 quilômetros de distância com uma única carga e as células de combustível deverão levar apenas 3 minutos para serem completamente recarregadas.

Os planos da montadora são de disponibilizar esse novo carro elétrico até o ano de 2015.

Fonte: Canaltech

Nenhum comentário:

Veja Também