G1 dá uma volta no i3, 1º carro elétrico da BMW, na CES 2014

Modelo tem autonomia de bateria para rodar 144 km. Velocidade máxima é de 150 km/h, segundo a montadora.

BMW i3 é carro elétrico e conectado que custa mais de US$ 41 mil (Foto: Gustavo Petró/G1)

Carros com motor elétrico, que não poluem o ambiente, e conectados a smartphones são uma das novidades que as montadoras apresentaram na feira de tecnologia Consumer Electronics Show (CES) 2014, em Las Vegas.

Um deles é o BMW i3, primeiro modelo elétrico de série da montadora, voltado para rodar na cidade. O G1 deu uma volta de carona no carro (veja no vídeo acima) que chega aos Estados Unidos ainda em 2014, partindo de US$ 41 mil.

Na época do lançamento mundial, em julho passado, a filial da montadora disse que ele também chegará ao Brasil no segundo semestre deste ano.

A BMW afirma que a bateria do carro tem autonomia de 144 km, o que o torna um veículo próprio para rodar na cidade. A recarga pode ser feita em uma tomada de 220 volts.

Mesmo sendo pequeno, o i3 atinge a velocidade máxima de 150 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. A aceleração do carro é rápida e, como em todo carro elétrico, mesmo com o motor sendo exigido não se escuta nenhum ruído dentro do veículo.

A BMW diz que as versões mais caras do modelo terão tecnologia para estacionarem sozinhos.

O painel do velocímetro é virtual e aparece em uma tela de LCD atrás do volante. O i3 se conecta a smartphones por meio de uma conexão Bluetooth, o que permite configurar o GPS do carro e atender ligações sem mexer no aparelho.

O veículo também tem um painel que controla todo o entretenimento do carro, um rádio por satélite e a capacidade de reproduzir filmes no formato digital. Os botões ficam no console central, onde nos carros comuns fica o freio de mão.

A área onde ficaria a alavanca do câmbio não existe, eliminando assim a divisão do espaço de motorista e carona – as trocas de marcha são feitas no volante. O teto solar e o console reduzido também ajudam a dar sensação de mais espaço.

Fonte: G1 - Tecnologia e Games

Nenhum comentário:

Veja Também