Por que a mais inovadora fabricante de veículos abriu mão de suas patentes

Elon Musk - Tesla
A Tesla é a mais jovem fabricante americana de carros em série. Fundada em 1993, a empresa produz exclusivamente carros elétricos. Mas nada de híbridos, são puro sangue mesmo, 100% elétricos!

A produção em massa começou em 2012 e, em 2013, atingiu a marca de 25 mil carros projetando chegar, em 2014, a 35 mil carros. Embora sua produção represente pouco mais de 1% do que fabricam anualmente gigantes como a Ford e a GM, o valor de mercado da Tesla (US$ 28 bilhões) já é quase metade do valor da GM e 40% da Ford.

O que faz da empresa um caso raro de sucesso é uma série de inovações que têm poder para revolucionar todo o setor automobilístico. As vendas são diretas (não existe concessionária) pela internet. O veículo é conectado a internet permanentemente e a manutenção é feita, muitas vezes, através de atualizações no sistema operacional ou aplicativos/softwares do carro. Sua performance é superior a dos automóveis movidos a motor a combustão em quase todos aspectos: velocidade, arranque, segurança, conforto, espaço útil e economia. Foi considerado pela Consumers Report como o melhor carro já produzido entre todas as categorias.

A impressão que se tem depois de se conhecer um veículo da Tesla é que todos os demais automóveis são ultrapassados. E os conceitos ali aplicados podem ser expandidos para o transporte coletivo de passageiros e mesmo de carga.

Uma dos compromissos da Tesla é oferecer gratuitamente carregamento super rápido (20-25 min) em estações fixas distribuídas de forma a permitir que qualquer veiculo possa cruzar países e continentes sem ficar na mão.

A Tesla possui centenas de patentes e outros tantos segredos industriais em áreas que vão de baterias (só aí são mais de 100 patentes) a motores elétricos, de sistemas de fabricação e equipamento de carregamento. Este parecia ser o fator primordial de competitividade da Tesla, mas a empresa tomou a surpreendente decisão em junho de liberar o uso de todas a suas patentes como forma de acelerar a oferta de veículos elétricos.

Em carta aberta aos acionistas da empresa e ao público, Elon Musk, empreendedor e CEO da empresa, explica que a missão da empresa é acelerar a adoção do transporte sustentável e que, ao liberar as patentes, contribui para esta missão. Ele diz que seus competidores não são os demais fabricantes de carros elétricos, mas os 200 milhões de carros produzidos anualmente com motores a combustão.

A demanda por carros da Tesla é muito maior que a capacidade de fabricá-los, e a capacidade financeira e a estrutura da empresa para montar a infraestrutura de abastecimento rápido ou produzir baterias é limitada. Para que os veículos elétricos se tornem protagonistas do transporte de passageiros é fundamental a rápida adoção de inovações como aquelas produzidas pela Tesla.

Ao abrir as patentes, Elon Musk abre uma avenida de oportunidades para revoluções em outros setores tão fundamentais para uma economia de baixo carbono como tecnologias de produção, geração, armazenamento e distribuição de energias renováveis modernas ou a reciclagem e o processamento de resíduos. Que seja seguido o exemplo!

Por: Tasso Azevedo
Fonte: Brasil Post

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