ZF apresenta protótipo que esterça até 75 graus
Com um relógio inteligente, motorista pode ativar sistema fora do carro
Uma nova tecnologia irá agradar quem fica desanimado em ter de achar uma vaga para estacionar o carro na rua. O Grupo ZF, um dos três maiores fornecedores automotivos do mundo, apresentou ontem (1), em Potsdam, na Alemanha, o Veículo Urbano Inteligente, um modelo elétrico totalmente desenvolvido pela empresa com Smart Parking Assist, um assistente de estacionamento com duas funcionalidades.
Para que o motorista consiga estacionar em vagas pequenas - a 90° ou em paralelo, o carro elétrico possui ângulos de esterçamento de até 75°. A ZF fez mudanças na parte dianteira do protótipo para colocar a nova tecnologia em um compacto. O conceito do chassis substitui a suspensão convencional do tipo McPherson por dois braços de controle, conectados em um único suporte. De acordo com a ZF, ainda foi preciso criar espaço nos paralamas para que as rodas pudessem se mover em um ângulo de até 75°.
Outra novidade é que o motorista pode estacionar o carro por meio de um relógio inteligente ou de um smartphone. Ao passar pela vaga, 12 sensores de ultrassom instalados no veículo e dois sensores infravermelhos próximos ao eixo dianteiro enviam dados para a unidade de controle eletrônico do carro, que coleta as informações necessárias para encontrar e medir as vagas adequadas para estacionar. Depois, o motorista pode usar um tablet para fazer as manobras por um aplicativo. Se a vaga for muito apertada, o condutor pode sair do veículo antes que ele seja estacionado.
O subcompacto obtém sua potência através de uma bateria, alojada em três módulos instalados no eixo dianteiro e traseiro. A suspensão traseira semiindependente da ZF assume o acionamento, que possui um motor compacto com potência de 54 cv e velocidade máxima de 150 km/h.
PreVision Cloud Assist
Outra tecnologia do Veículo Urbano Inteligente da ZF é o PreVision Cloud Assist, que reduz a velocidade do carro quando ele entra em curvas, sem que o motorista precise pisar no freio. Para que a função seja ativada, basta fazer um mesmo trajeto pela segunda vez. Quando o veículo passar de novo pela mesma curva, o programa considera automaticamente a atitude do motorista na situação anterior.
Diferentemente dos programas baseados apenas em GPS, o sistema da ZF armazena as coordenadas geométricas e informações sobre a velocidade máxima permitida na nuvem e utiliza esses valores e os dados atuais do veículo para calcular a velocidade ideal para fazer uma curva naquele trajeto. O objetivo? Segurança.
A empresa afirma que ainda não tem prazo para que as tecnologias sejam comercializas no mercado. “Com o Veículo Urbano Inteligente, a ZF mostra as soluções concretas para o trânsito individual urbano possíveis de serem viabilizadas hoje pela integração das tecnologias existentes com os sistemas instalados no veículo, interação dessas funções com o motorista, suas atitudes e o ambiente a seu redor, ou acessando dados que podem ser obtidos em qualquer lugar graças à conectividade em nuvem”, afirma Stefan Sommer, CEO da ZF.
Por: Michelle Ferreira
Fonte: Revista Auto Esporte
ZF APRESENTA PROTÓTIPO QUE ESTERÇA ATÉ 75 GRAUS (FOTO: DIVULGAÇÃO) |
Uma nova tecnologia irá agradar quem fica desanimado em ter de achar uma vaga para estacionar o carro na rua. O Grupo ZF, um dos três maiores fornecedores automotivos do mundo, apresentou ontem (1), em Potsdam, na Alemanha, o Veículo Urbano Inteligente, um modelo elétrico totalmente desenvolvido pela empresa com Smart Parking Assist, um assistente de estacionamento com duas funcionalidades.
Para que o motorista consiga estacionar em vagas pequenas - a 90° ou em paralelo, o carro elétrico possui ângulos de esterçamento de até 75°. A ZF fez mudanças na parte dianteira do protótipo para colocar a nova tecnologia em um compacto. O conceito do chassis substitui a suspensão convencional do tipo McPherson por dois braços de controle, conectados em um único suporte. De acordo com a ZF, ainda foi preciso criar espaço nos paralamas para que as rodas pudessem se mover em um ângulo de até 75°.
Outra novidade é que o motorista pode estacionar o carro por meio de um relógio inteligente ou de um smartphone. Ao passar pela vaga, 12 sensores de ultrassom instalados no veículo e dois sensores infravermelhos próximos ao eixo dianteiro enviam dados para a unidade de controle eletrônico do carro, que coleta as informações necessárias para encontrar e medir as vagas adequadas para estacionar. Depois, o motorista pode usar um tablet para fazer as manobras por um aplicativo. Se a vaga for muito apertada, o condutor pode sair do veículo antes que ele seja estacionado.
O subcompacto obtém sua potência através de uma bateria, alojada em três módulos instalados no eixo dianteiro e traseiro. A suspensão traseira semiindependente da ZF assume o acionamento, que possui um motor compacto com potência de 54 cv e velocidade máxima de 150 km/h.
PreVision Cloud Assist
Outra tecnologia do Veículo Urbano Inteligente da ZF é o PreVision Cloud Assist, que reduz a velocidade do carro quando ele entra em curvas, sem que o motorista precise pisar no freio. Para que a função seja ativada, basta fazer um mesmo trajeto pela segunda vez. Quando o veículo passar de novo pela mesma curva, o programa considera automaticamente a atitude do motorista na situação anterior.
Diferentemente dos programas baseados apenas em GPS, o sistema da ZF armazena as coordenadas geométricas e informações sobre a velocidade máxima permitida na nuvem e utiliza esses valores e os dados atuais do veículo para calcular a velocidade ideal para fazer uma curva naquele trajeto. O objetivo? Segurança.
A empresa afirma que ainda não tem prazo para que as tecnologias sejam comercializas no mercado. “Com o Veículo Urbano Inteligente, a ZF mostra as soluções concretas para o trânsito individual urbano possíveis de serem viabilizadas hoje pela integração das tecnologias existentes com os sistemas instalados no veículo, interação dessas funções com o motorista, suas atitudes e o ambiente a seu redor, ou acessando dados que podem ser obtidos em qualquer lugar graças à conectividade em nuvem”, afirma Stefan Sommer, CEO da ZF.
Por: Michelle Ferreira
Fonte: Revista Auto Esporte
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