Hyundai IX35 movido a pilha de combustível estabelece recorde

Hyundai IX35 Fuel Cell

Dois pilotos pioneiros de carros movidos a hidrogénio estabeleceram um novo recorde: conduziram um Hyundai IX35 Fuel Cell durante 24 horas, percorrendo uma distância de 2.383 Km.

Arnt-Gøran Hartvig (cientista desportivo) e Marius Bornstein (mestre em Física) viajaram durante um dia, por estradas públicas alemãs, ao volante do inovador veículo elétrico, que emite apenas vapor de água.

Para alcançarem tal distância, os dois noruegueses percorreram o maior número de vezes possível, durante 24 horas, uma estrada de mais de 300 Km, entre as estações de hidrogênio de Vatenfall, em HafenCity (Hamburgo), e de Sachsendamm (Berlim).

O reabastecimento do veículo demorou apenas três minutos, o que permitiu aos pilotos maximizar a distância percorrida. O feito foi registado por uma câmara GoPro, colocada no painel de controle, e está disponível no Youtube, veja abaixo:


O percurso incluiu condução em cidade e autoestrada, o que demonstrou a versatilidade do Hyundai IX35 Fuel Cell para adaptar-se as diferentes situações do dia-a-dia.

Esta foi a mais recente conquista dos dois pilotos, que se soma a uma série de outros desafios cujo objetivo pretende demonstrar o potencial da tecnologia Fuel Cell. No ano passado, a dupla utilizou o IX35 Fuel Cell para percorrer uma distância recorde de 700 Km com apenas um depósito de hidrogênio e para efetuar o trajeto  entre Oslo e o Monaco, reabastecendo apenas nas estações de hidrogênio existentes ao longo dos 2.260 Km do percurso.

A Hyundai é o primeiro construtor de automóveis a produzir em massa veículos Fuel Cell e a torná-los acessíveis, ao público em geral, como sucede com o IX35 Fuel Cell, disponível para comercialização em 11 países europeus.

O IX35 Fuel Cell está equipado com um motor elétrico de 100 kW (136 cv), o que lhe permite atingir uma velocidade máxima de 160 Km/H. Sem emissões poluentes - do tubo de escape apenas sai vapor de água - tem uma autonomia de cerca de 600 Km com apenas um depósito de hidrogênio.

Fonte: TSF Motores (Portugal)

Nenhum comentário:

Veja Também