Inglaterra testa estrada que recarrega carros elétricos durante o percurso

O governo vai investir cerca de £500 milhões nos próximos cinco anos para o desenvolvimento da tecnologia


O desenvolvimento de carros elétrico é um do principais focos atuais da indústria automobilística mundial. O principal problema apontado é a duração das baterias que, segundo as empresas responsáveis pela tecnologia, são pequenas se comparadas ao desempenho de carros a vapor.

A Inglaterra anunciou na última semana que há um ano e meio está realizando testes com equipamentos que visam recarregar carros elétricos durante a viagem. Agora, o desafio é promover os estudos de viabilidade nas pistas, o que não deve ser feito em estradas públicas por enquanto.

A tecnologia funciona da seguinte forma: veículos equipados com tecnologia de recarga sem fio - algo parecido com a recarga de celulares sem o uso do carregador - serão utilizados. A estrada será modificada, recebendo cabos que gerarão um campo electromagnético e, deste modo, reabastecendo os carros.

Segundo o Mashable, a Coréia do Sul realizou testes parecidos anteriormente, baseando-se em uma pista de 12 km, responsável por recarregar carros e até ônibus via tecnologia Shaped Magnetic Field in Resonance (SMFIR).

O ministro dos Transportes Andrew Jones relatou que o governo vai investir cerca de £500 milhões nos próximos cinco anos para o desenvolvimento da tecnologia.

“As tecnologias automotivas estão a avançar a um ritmo cada vez maior e estamos empenhados em apoiar o crescimento de veículos de emissões ultra-baixas nas auto-estradas da Inglaterra.Os ensaios off-road de tecnologia de energia sem fio vai ajudar a criar uma rede de estradas mais sustentáveis para a Inglaterra e abrir novas oportunidades para as empresas que transportam mercadorias em todo o país", diz Mike Wilson, engenheiro-chefe de rodovias.

Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Veja Também