Kia terá um novo carro movido a células de combustível de hidrogênio em 2021


A KIA confirmou que está trabalhando em um novo veículo propulsionado por um sistema de células de combustível de hidrogênio e que chegará ao mercado em questão de alguns anos. Artur Martins, Chefe de Marketing da KIA Europa, foi quem revelou essa informação. Um novo veículo a hidrogênio está a caminho e será muito diferente do que já foi visto até esta data.

Martins destacou alguns dos aspectos desse novo modelo que está sendo desenvolvido. Indica que será ‘muito grande’ e que sua plataforma lhe permitirá poder se equipado tanto com motores a combustão como com mecânicas híbridas, elétricas e de célula de combustível de hidrogênio. Estaremos diante de um projeto cuja ideia é muito similar à que oferece o Hyundai IONIQ, uma base comum para mecânicas muito diferentes.

Embora por enquanto não esteja claro o tipo de carroceria que será utilizada, Martins adianta que seu design será próprio e diferenciado de qualquer outro produto da linha. Mas se levarmos em conta os dados já divulgados pelo alto escalão da KIA sobre o projeto que está em marcha, é fácil imaginar que poderá tratar-se de um SUV ou um sedan.

Por outro lado, o Dr Sae-Hoon Kim, Chefe de Pesquisa de Células de Combustível de Hidrogênio da KIA, deu como exemplo o Toyota Mirai, um modelo de sucesso criado pelo fabricante japonês, citando as vantagens oferecidas em relação a um veículo elétrico ou híbrido convencional. Também deu uma ênfase especial a seu design e no rendimento da refrigeração do sistema conseguido pela Toyota.

Se compararmos a nova geração do sistema de células de hidrogênio com um motor a combustão de 2.0 litros utilizado atualmente pela KIA em algum de seus modelos, será até 15% mais leve e compacto. Além disso, incrementará o rendimento em cerca de 10%. A autonomia se situará aproximadamente nos 800 quilômetros e permitirá alcançar uma velocidade máxima de 170 km/h.

Esse novo veículo propulsionado por células de combustível de hidrogênio não será o primeiro dessa classe desenvolvido pela KIA. Já há alguns anos a marca coreana introduziu o Kia Borrego FCEV (nas imagens), o ‘irmão’ do Hyundai iX35 Fuel Cell. Portanto, percebe-se que o pessoal da KIA está trabalhando para oferecer uma resposta aos avanços que a Honda e a Toyota têm conseguido neste campo.

Fonte: PlanetCarsZ

Nenhum comentário:

Veja Também