Porto Alegre inicia testes para carro elétrico compartilhado

Foto: Joel Vargas/PMPA

A partir desta sexta-feira, 24/03, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a Procempa, iniciou os testes para o carro elétrico compartilhado na Capital. O evento teve a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior e ocorreu no Poa Hub, centro de inovação e tecnologia da prefeitura, localizado na avenida Azenha, próximo à Ipiranga.

O carro elétrico, que tem autonomia de uso de 300 quilômetros, é da empresa chinesa BYD, referência em veículos elétricos no mundo. O objetivo dos testes é potencializar, em médio prazo, o compartilhamento de automóveis, aos moldes do que já é realizado com bicicletas do BikePoa, onde o usuário paga uma taxa, retira o carro em uma estação e circula com ele por um período, devolvendo na mesma ou em outra estação.

Os testes, que ocorrerão durante 20 dias, ficarão a cargo dos técnicos da EPTC. O veículo será recarregado na Procempa. “Nos próximos dias, será lançado edital para exploração desse tipo serviço na cidade, prevendo estações e carros disponíveis para utilização da população”, afirmou o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti.

Marchezan deu uma volta no veículo e aprovou. “Abrimos a cidade para receber novas ideias. Porto Alegre está se tornando um laboratório para viabilizar projetos. Porém, nosso objetivo é mudar a vida real das pessoas e o carro elétrico compartilhado pode se tornar uma alternativa para a mobilidade”, declarou.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Veja Também