Tesla entrega primeiras unidades do Model 3


Segundo o presidente da fabricante de automóveis elétricos, a ideia é expandir a produção e entregar 20.000 unidades em dezembro

Hoje começa aquilo que foi descrita como uma revolução no mundo dos automóveis. Em uma festa, anunciada via Twitter, o presidente da fabricante de automóveis elétricos Tesla, Elon Musk, entrega as primeiras 30 unidades do Modelo 3 aos consumidores que primeiro acreditaram na ideia. Ao contrário dos luxuosos modelos S e X, respectivamente um sedan e uma SUV, o Model 3 é a linha de entrada da Tesla, ao custo de 35.000 dólares.

Segundo Elon Musk após a entrega dos 30 primeiros carros, a ideia é expandir a produção e entregar 20.000 unidades em dezembro. No ano que vem, a expectativa é que sejam produzidos 10.000 carros por semana. Apesar disso, essa produção pode não ser suficiente: há uma lista de 400.000 carros já solicitados, a maioria reservado ainda no ano passado e alguns com entrega prevista apenas para o meio do ano que vem. O Model 3 vai de 0 a 100km/h em 5.6 segundos, além de rodar até 350 km com uma única carga de bateria. Musk já afirmou que um Model S conseguiu chegar a 700 km rodados com uma única carga e ele tem planos de garantir autonomia de 1.000 km aos carros até o final da década.

Não só a esperança do transporte com menos emissões de gases está no novo modelo, mas também o da Tesla como companhia viável. No terceiro trimestre do ano passado, a companhia deu lucro pela primeira vez em 14 resultados consecutivos — apenas o segundo lucro desde que abriu capital. Desde então, novos resultados negativos se suscederam. No primeiro trimestre deste ano, a Tesla divulgou perdas de 398 milhões de dólares, bem maiores do que as perdas de 282 milhões do começo do ano passado. Apesar disso, a Tesla mais do que dobrou o faturamento para 2,7 bilhões de dólares. Os resultados do terceiro trimestre serão apresentados semana que vem.

Os lucros escassos não são motivos para afugentar os investidores: as ações da companhia subiram 56% neste ano. Aparentemente, os donos de Model 3, e Elon Musk em especial, têm muito o que comemorar nesta sexta-feira (28/07).

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Veja Também